Translate

domingo, 27 de novembro de 2011

‘Caixões’ podem encarecer até R$ 70 para preservar Aquífero

Os caixões das funerárias de Ribeirão Preto poderão sofrer reajustes a partir dos próximos dias, quando entrará em vigor a lei municipal que adota uma manta absorvedora de necrochorume - líquido produzido no processo de decomposição do cadáver. A proposta do vereador Bebé (PSD) tem como objetivo preservar o Aquífero Guarani. O projeto de lei foi aprovado, na terça-feira (22), na Câmara, por unanimidade.

Segundo Bebé, a estimativa é que os caixões encareçam até R$ 70. "Há muito tempo tenho ouvido falar na necessidade de cuidarmos das nossas reservas de água potável, maior tesouro mundial e recurso não renovável. Enquanto legislador, busquei uma maneira de contribuir para a preservação dos lençóis freáticos", declarou, emendando que Curitiba-PR foi a primeira cidade a aprovar lei semelhante.

Meio Ambiente

A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Gilberto Abreu (PV). Apesar de apenas o Cemitério Bom Pastor estar localizado em área sobre o Aquífero Guarani, a lei deverá ser aplicada em todos os cemitérios da cidade.

A manta absorvedora é um plástico resistente, que possui uma camada de celulose e um pó que, em contato com o necrochorume, o tranforma em gel. "Nas bordas há um fio de náilon que, em caso de exumação, é puxado, transformando a manta em um saco de ossos", explicou o vereador Bebé.
Fonte: EPTV.COM

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog