É uma técnica funerária que visa reduzir um corpo a cinzas através da queima do cadáver. O método comum no mundo ocidental é a cremação do cadáver em crematórios.
A cremação pode ser um funeral ou um rito pós-funeral e é uma
alternativa que oferece menos riscos ambientais que o sepultamento do
corpo em covas.
Basicamente, os corpos são colocados em fornos e incinerados a temperaturas altíssimas, fazendo carne, ossos e cabelos evaporarem. Só algumas partículas inorgânicas, como os minerais que compõem o osso, resistem a esse calor para lá de intenso. São esses resíduos que compõem as cinzas, o pozinho que sobra como lembrança dos restos mortais de uma pessoa cremada.
Fonte: Mundo Estranho - Editora Abril
O Crematório?
Local onde se realiza o processo de cremação.
Documentos exigidos para Cremação
- Guia de translado da Polícia Civil, caso a cremação venha a ser realizada fora do Estado.
- No caso de morte natural, a declaração de óbito terá que ser assinada por dois médicos;
- No caso de morte violenta, um médico legista, e mais uma autorização emitida pela autoridade judiciária (Alvará Judicial). No ato da entrega do cadáver ao crematório, terá que ter a presença de dois familiares com grau de parentesco o mais próximo possível: pai, mãe, irmão(a), filho(a) de maior, esposo(a) para assinar a autorização para a cremação;
- No caso de estrangeiro, além de todos os procedimentos acima, se faz necessário a liberação do Consulado ou Embaixada do País de origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário