Translate

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Governador e embaixador chinês discutem atração de investimentos para o Ceará

Atração de investimentos de interesses comuns entre o governo do Ceará e o governo chinês foi a pauta da conversa entre o governador Cid Gomes e o embaixador da República Popular da China no Brasil, Chen Duquing. O encontro, também acompanhado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhman, aconteceu nesta quinta-feira (28/08), no Palácio Iracema. Esta foi a primeira missão oficial do embaixador no Estado.
Entre os projetos, está o parque de energia solar que se encontra em fase de implantação pela empresa chinesa Yingli Solar, no município de Tauá, e está avaliado em US$ 250 milhões. “Conseguimos trazer o 2º maior parque de energia solar do mundo e estamos trabalhando a geração de energia eólica também”, disse Cid. Em Tauá, serão produzidos 50 megawatts de energia.
Além da energia, o ferro também tem despertado interesse dos chineses. Segundo Chen Duquing há a intenção de acordos com o Ceará para a exploração de minério de ferro. “Os números da China espantam. Por ano são construídos 1.000 quilômetros de ferrovia e produzidos 500 milhões de toneladas de aço”, enumerou. O embaixador anunciou ainda que no próximo mês de outubro virão ao Ceará, representantes de um banco chinês para analisar financiamentos de projetos no Estado.
Balhmann explica que as negociações entre o Ceará e a China se aproximam cada vez mais. “A china já foi o 2º país que mais exportou para o Ceará e todos os números daquele país com nosso estado crescem muito rápido”, contou.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog