Translate

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vara da Justiça Federal em Tauá

As prefeituras de Crateús, Iguatu e Tauá firmam parceria com a Justiça Federal no Ceará para a instalação de uma vara federal em cada município. Em reuniões, nos dias 29 e 30 de março, com o prefeito de Crateús, Carlo Felipe Saraiva; de Iguatu, Agenor Gomes de Araújo Neto e de Tauá, Odilon Silveira Aguiar, discutiu-se a celebração de convênio para a cessão de um espaço físico, onde se dará inicialmente o funcionamento dos serviços judiciários federais. “A expectativa que tínhamos acerca da colaboração das prefeituras, transformou-se em realidade. Temos contado com o elevado espírito público dos prefeitos de todos os municípios”, destacou o Diretor do Foro, juiz federal José Parente Pinheiro.

A instalação das varas cumpre determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e se efetivará ainda na primeira quinzena de abril. Uma comitiva da Direção do Foro da Justiça Federal visitará, a partir do dia 05 de abril, cada um dos municípios contemplados com uma vara federal – Quixadá, Crateús, Iguatu e Tauá – para a análise e adequação dos espaços de acomodação das varas. Com 76 mil habitantes em Crateús, 98 mil em Iguatu, e 56 mil em Tauá e mais de meio milhão nas região albergadas pela jurisdição dessas varas, a Justiça Federal chega mais perto da população do interior do Ceará. “Fui o primeiro juiz federal a desbravar o interior do Estado e sei dos benefícios e desenvolvimento que as varas federais têm levado a essas regiões”, relembra o juiz José Parente.

“Agradeço o trabalho e o empenho do ministro César Asfor Rocha na instalação da Justiça Federal em Tauá, que certamente vem para melhorar o acesso da população à justiça, assim como facilitar o trabalho dos operadores do direito, além de atrair outros equipamentos prestadores de serviços para os cidadãos. Integrará a visão sistêmica de desenvolvimento do município e da Região dos Inhamuns, beneficiando a todos, ao lado de diversos projetos que desenvolvemos como a usina solar e a cidade digital”, disse o Prefeito Odilon Aguiar.

Também participaram do encontro, a Procuradora Dra. Regina Gonçalves e o Vereador Audic Bibiano. Ele informou que no dia 07 de abril a equipe da Justiça Federal estará em Tauá para iniciar o processo de implantação da Vara, que deverá funcionar apartir do dia 14 de abril.

AUTOR: Wilrismar Holanda

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog