Translate

domingo, 4 de janeiro de 2009

Cremação


A cremação é um procedimento bastante antigo, tendo suas origens no Oriente. Hoje, em diversos países desenvolvidos, tornou-se o processo de maior aceitação como alternativa ao tradicional sistema de sepultamento.

A cremação é o processo de queima de um corpo, em alta temperatura, reduzindo-o a cinzas. É realizada através de um equipamento de alta tecnologia, projetado exclusivamente para este fim. O ritual da cremação é muito semelhante ao do sepultamento. É exigido o prazo de 24 horas antes da cremação, para a realização das tradicionais homenagens fúnebres.

O forno crematório atinge uma temperatura de até 1200 graus Celsius, sem qualquer prejuízo para o meio ambiente. É um processo simples, que dura até duas horas. As cinzas são acondicionadas em urna padrão, ou outra escolhida previamente pela família, dentre várias opções, como madeira, mármore, granito ou porcelana. Os restos podem ser levados para casa ou ainda podem ser espalhados em locais específicos, sendo a decisão a critério da família.

Para o processo de cremação, é necessário providenciar a documentação de acordo com a Legislação em vigor (Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, com as corrigendas da Lei nº 6.216, de 30 de junho de 1975):

• No caso de morte natural, a declaração de óbito terá que ser assinada por dois médicos;

• No caso de morte violenta, um médico legista, e mais uma autorização emitida pela autoridade judiciária (Alvará Judicial). No ato da entrega do cadáver ao crematório, terá que ter a presença de dois familiares com grau de parentesco o mais próximo possível: pai, mãe, irmão(a), filho(a) de maior, esposo(a) para assinar a autorização para a cremação;

• No caso de estrangeiro, além de todos os procedimentos acima, se faz necessário a liberação do Consulado ou Embaixada do País de origem.


Documentos exigidos para Cremação



• Guia de translado da Polícia Civil, caso a cremação venha a ser realizada fora do Estado.


Procure um funerária idônea e de sua confiança.


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog