Translate

sábado, 3 de novembro de 2012

Das carruagens aos carros de luxo

Simples ou luxuosos, os carros funerários são uma evolução das carruagens antigas que serviam para conduzir o corpo até o cemitério. Desde a invenção do automóvel, no final do século XIX, diversos veículos já foram adaptados para esta finalidade. Os carros funerários eram puxados por cavalos até a primeira década do séculoXX, época em que surgiram os primeiros carros funerários motorizados. Não se sabe ao certo a data exata do início do seu uso, mas cogita-se que foi entre os anos de 1901 e 1907.

O primeiro carro funerário, criado nos Estados Unidos pelo proprietário de uma casa funerária H. D. Ludlow, era movido a motor elétrico e possuía um chassi de ônibus. O motor à combustão foi introduzido em 1909, quando a empresa "Craneand Breed Company" (EUA), tornou-se a primeira fabricante oficial de carros funerários.

Esses primeiros carros funerários movidos à gasolina imitavam o desenho quadradão das carruagens funerárias. Em 1930, foi introduzido pela empresa Sayers e Scovill o primeiro carro funerário alongado, um estilo Landau, com a forma elegante de limusine, que permanece popular até hoje. Desde então muitos modelos de carros luxuosos foram adaptados ou produzidos para esse fim. Entre os principais podemos citar: Chrysler, Lincoln, Jaguar, Mercedez-Benz, Volvo, Rolls Royce, entre outros.
Fonte: Grupo Vila

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog