Translate

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

A tanatopraxia

Como já foi abordado em tópicos anteriores, ao se propor a fazer uma tanatopraxia necessitamos, após os cuidados iniciais de avaliação e planejamento, aplicar com o auxílio de uma bomba injetora o tanatofluido arterial e, em seguida efetuar a limpeza e fixação dos órgãos nas cavidades torácica e abdominal.
Essa fase do serviço é imprescindível, isto é, após a injeção arterial devemos fazer obrigatoriamente a aspiração do tórax e do abdome e em seguida colocar o tanatofluido de cavidade próprio para cada caso. É oportuno esclarecer que a aspiração pura e simples, sem a injeção arterial, é inadequada, não soluciona o problema de inchaço e extravasamento, podendo causar sérios transtornos durante o velório.
Também devemos estar cientes que a colocação de líquidos não apropriados nas cavidades tornam esse serviço ineficaz. Este serviço incorreto é feito muitas vezes por desconhecimento e outras pelo "famoso jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo", trazendo, às vezes, um lucro de R$ 4,00 a R$ 5,00 por corpo preparado que não é vantajoso frente a importância e responsabilidade do serviço executado. Todas essas práticas irregulares citadas acima não correspondem a correta feitura de tanatopraxia, isto equivale a dizer que é perigoso e não compensa aumentar a responsabilidade quando se propõe a fazer um serviço e se faz outro, mesmo que seja alegando ignorância, tendo em vista que só pode fazer este serviço quem está capacitado para tal.
A Bomba Aspiradora elétrica, de aproximadamente 20cm de largura x 35cm de comprimento e 20cm de altura, é um equipamento formado pela bomba propriamente dita acoplada a um motor elétrico. A Bomba Aspiradora ideal pela sua eficácia é a elétrica, mantida por constante água corrente passando pelo seu compartimento. Existe uma bomba aspiradora conectada diretamente à torneira denominada de hidrobomba que não é eficiente para esse serviço e portanto não recomendamos. A bomba aspiradora elétrica, mantida em funcionamento com água, possui 3 mangueiras: uma, de pequeno diâmetro, conectada à torneira que deve estar aberta antes de ligar o motor da bomba; outra, longa e de médio diâmetro, deve possuir na extremidade uma vara trocadora de 16 polegadas ou mais, instrumento próprio para a higienização das cavidades torácica e abdominal; e uma terceira mangueira, de maior diâmetro que mandará o produto aspirado para a fossa séptica. Essa atividade de aspiração, que em geral demora de 15 a 20 minutos, deve ser feita com muito cuidado e calma.
A aspiração deve ter início no tórax, atingindo todas as suas regiões e depois descer para o abdome e pelve, movimentando constantemente a vara trocadora e aspirando água de um balde para limpar o sistema, caso esteja obstruído. Terminada a aspiração esse mesmo balde com água é útil para limpeza final do equipamento, evitando a permanência de detritos no sistema, diminuindo sua eficácia ou até causando bloqueio em seu funcionamento. Em seguida, complementando essa fase do serviço, devemos utilizar outro acessório para colocar cerca de 800ml a 1000ml do tanatofluido nas cavidades do tórax e do abdome. Este acessório é composto de um recipiente de 1,0 litro (1000ml), contendo o líquido adequado, fechado por um "injetor de líquido de cavidade" e ligado por uma mangueira a outra vara trocadora de geralmente 14 polegadas. Assim colocamos o líquido de cavidade capaz de estacionar a decomposição das vísceras, evitar a formação de gases e estancar a formação de líquidos que possam extravasar.
Tendo em vista o que já foi dito, pode-se perceber que a tanatopraxia trás um resultado fantástico, porém necessita de: pessoal habilitado; bom conhecimento anatômico; equipamentos e líquidos apropriados e fundamentalmente fazer todo o serviço com consciência e responsabilidade, dentro do mais sério rigor científico.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Professor morre em grave acidente em Tauá

Um professor morreu e uma jovem ficou gravemente ferida em um acidente na noite da última segunda-feira (29), em Tauá, na Região dos Inhamuns.
Leonardo Feitosa Araújo, 25, estava seguindo para Fortaleza quando tentou desviar de um animal, na localidade de Bom Jesus. No desvio, o veículo do jovem professor bateu em um caminhão que vinha em sentido contrário. Leonardo Feitosa não resistiu e morreu no local.
Já Marluce Fernandes de Oliveira foi atendida no IJF, na capital cearense.

Fonte: Portal Verdes Mares

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ACIDENTES ENVOLVENDO MOTOS LIDERAM OS ATENDIMENTOS NO IJF NO FERIADÃO


"O Instituto José Frota realizou 1.900 atendimentos no feriadão do Natal.Em 2007, segundo balanço divulgado agora à tarde pelo IJF, foram realizados 2.138 atendimentos. Mas,os números revelam que os acidentes de trânsito envolvendo motos continua crescendo. No feriadão do Natal de 2007 foram registradosd 95 atendimentos contra 136 este ano ,de pessoas vitimadas nesses acidentes, o que implica no crescimento de 43% em relação ao ano passado.

O número de atendimento de pessoas atropeladas também foi maior em 2008. Enquanto no ano passado, o número de atenidmentos foi 39, neste feriadão foi de 50, o que significa um crescimento de 28%. Os números do IJF também apontam para um crescimento de 128% no atendimentos de vítimas de lesão por arma branca e de 29 por cento nos atendimentos a pessoas feridas por arma de fogo.

Já na unidade de queimados, houve redução de 7% do número de atendimentos em relação a 2007."


Fonte: www.cearaenoticia.blogspot.com

Pacientes da UTI do HGF são monitorados por Internet

"Os monitores MP40 da Philips já se encontram instalados na UTI 2 do Hospital Geral de Fortaleza, HGF. O Sistema é chamado Tecnologia portal e permite o acesso online dos dados paramétricos de monitorização individual dos pacientes da UTI 2.
O sistema está em fase de implementação e deve ser ampliado para todo o HGF dentro do Sistema PACS (Sistema de Digitalização de Imagens Radiográficas Integradas). O sistema permite a análise e acompanhamento a distância do quadro clínico do paciente por parte do médico intensivista, otimizando as ações emergenciais em favor do paciente.
O acesso ao sistema se dá através de senha exclusiva de cada profissional médico resguardando a privacidade do paciente. O HGF é o único hospital público do Ceará a fazer uso do sistema, que hoje só é utilizado em um hospital público de Brasília e outro de São Paulo."

Equipamentos

Em um tanatário, além da mesa de tanatopraxia, é necessário uma série de equipamentos próprios para esse fim, ou seja: uma bomba injetora, uma bomba aspiradora, um conjunto que chamamos de "instrumental cirúrgico" e uma estufa de esterilização desse material.



Neste tópico vamos abordas as características, a finalidade e a importância da bomba injetora. Esse equipamento com aparelhos de alta precisão tem aproximadamente 45 cm de largura, 45 cm de profundidade e 60cm de altura, é construído com motor e conexões capazes de suportar a passagem de líquidos corrosivos por muito tempo. O seu reservatório, com capacidade para 10 ou 12 litros, de vidro ou acrílico transparentes, deverá estar próximo de um ponto de água para seu abastecimento inicial e limpeza após o serviço. Nesse recipiente, primeiramente é colocado certa quantidade de água, à qual é acrescentado um líquido concentrado, que varia conforme o caso, a ser injetado no cadáver. Esse equipamento possui ainda:

1. Um sistema de retorno para a retirada do ar da tubulação e a perfeita diluição do líquido concentrado;
2. Uma válvula reguladora de pressão, acoplada a um manômetro, capaz de determinar pressões precisas e abaixo de 15 PSI e;
3. Um regulador de fluxo que permita fácil alteração, porém com grande exatidão.
É fundamental no tanatório a existência de uma bomba injetora própria para esse fim. O trabalho é de grande responsabilidade, com resultados fantásticos, desde que bem feitos e com equipamentos corretos. A bomba injetora é a responsável pelo retorno da coloração natural do corpo e pela fixação dos órgãos e tecidos, isto é, pelo retardamento da decomposição corporal. A utilização errada desse equipamento ou de bom sem regulador de pressão pode provocar danos irreversíveis como grandes inchaços na face e/ou extravasamento incontroláveis.
Pelo comentado acima é fácil de entender a importância desse equipamento, entretanto isso é uma parte do serviço que precisa ainda de "instrumental cirúrgico" e bomba aspiradora para completar a tanatopraxia.




terça-feira, 23 de dezembro de 2008

ACHADO DE CADÁVER, EM ICÓ

Ontem, por volta das 09 horas, a Polícia Militar, se deslocou até a rodovia BR- 116, KM 380, Icó-CE, por ocasião em que foi encontrado por populares o corpo de JOSÉ COLASSO ROSENO, 50 anos, agricultor. Segundo informações colhidas no local, próximo ao corpo havia uma pedra com manchas de sangue, levanto a suspeita de um homicídio.

ICASA PODE JOGAR EM QUITERIANÓPOLIS PELA COPA DO BRASIL

"Ao invés de jogar em Salgueiro/PE na sua estréia na Copa do Brasil 2009, o Icasa pode optar por jogar na cidade de Quiterianópolis. Uma comissão da Federação Cearense de Futebol, formada pelo assessor Irapuam Monteiro e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), esteve na cidade para fazer uma vistoria no Estádio Vieirão. A partida entre Icasa e Portuguesa/SP está marcada para o dia 18 de fevereiro."
Fonte: www.cearaenoticia.blogspot.com

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

INÍCIO DE SEMANA VIOLENTO NO INTERIOR

Uma virada de domingo para segunda violenta no Interior. Em Redenção, uma chacina deixou quatro pessoas mortas e um gravemento ferida que foi encaminhada para o IJF.
Ainda não se sabe o motivo dos crimes. O que se sabe que eram dois homens numa moto. Uma das vítimas era uma mulher. O nome dela é Maria das Graças da Silva. Todos eram agricultores.
Em Ibaretama, Agenor Estácio da Silva foi morto a facadas em meio a bebedeira. O suspeito fugiu e foi identificado Mário Gedson Oliveira.
Em Boa Viagem, Everardo Rodrigues Pereira, 36 anos, foi assassinado a facadas depois de discussão com esposa e cunhado. Este, Antônio Elizeu Pereira, 23 anos, é o suspeito do crime.
Em Acarape, Alexandre Ferreira de Castro, 19 anos, foi morto também a facadas. O suspeito é Francisco Davi de Oliveira dos Santos, 19 anos.
Fonte: www.cearaenoticia.blogspot.com

domingo, 21 de dezembro de 2008

Fossa Séptica


A fossa séptica pode ser construída em uma pequena área ao lado do tanatório, pois é uma perfuração no solo de 140cm de diâmetro externo por 900cm de profundidade.

Vale lembrar, entretanto, que a construção da fossa séptica depende da legislação vigente em sua região. O que se segue é apenas um esquema básico de construção.

Esse cilindro no solo deve ser revestido por lajota (ou tijolo) de forma intercalada, isto é, as lajotas são assentadas com espaços entre si, permitindo a absorção de líquidos nas laterais.

No fundo deve ser colocado, de maneira seqüencial, nos primeiros 50cm de altura, pedra de britada de tamanho médio. Os próximos 50cm use areia e uma última camada de 10cm de de altura de carvão ativado.

Porém esse tipo de tratamento dado ao esgoto do tanatório deve estar de acordo com o exigido pelo departamento sanitário de sua cidade ou estado. Procurem maiores informações sobre isso.


domingo, 14 de dezembro de 2008

‘Mala preta’ será apurada

A Terceira Divisão do Campeonato Cearense teve um desfecho considerado anormal e pode ser ´melada´O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF), Ernando Uchoa Lima Sobrinho, aguarda apenas uma denúncia formal da procuradoria do órgão para apurar e julgar possíveis irregularidades na última rodada da Terceira Divisão do Campeonato Cearense. Há indícios de que a famigerada ´mala preta´ prevaleceu em dois jogos.
Numa das partidas, a que teve um resultado considerado normal, o Aracati, dentro de casa, bateu o Crateús por 3x1 e chegou aos 19 pontos no hexagonal final, tornando-se o campeão da Terceirona. As desconfianças residem nos outros dois confrontos. Baturité e Tauá disputavam a última vaga de acesso. Ambos somavam 16 pontos, cinco vitórias. O primeiro deles tinha um saldo de três gols, contra apenas um do time de Tauá antes da última rodada.Fora de casa, o Baturité aplicou uma inesperada goleada no Eusébio, por 5x0. Mais estranho ainda foi o que ocorreu no jogo entre Tauá e Calouros. O time da casa massacrou o representante da Base Aérea por 8x0, numa extravagante goleada que lhe garantiu a segunda vaga para a disputa da Segundona Cearense em 2009.
Um dirigente que pediu para não ser identificado garante que ´coisas estranhas ocorreram´. Outra coisa que chamou a atenção de todos foi que, à medida que saía um gol na cidade do Eusébio, o mesmo ocorria no município de Tauá.Comentários nos bastidores davam conta de que a ´mala preta´ (artifício usado para ganhar uma partida de forma ilícita) girou em torno de R$ 10 mil. No entanto, ninguém foi flagrado com tal quantia.
Jogos filmados
Com base em tudo isso, já se esboça um movimento no TJDF para apurar o que aconteceu. Os árbitros das referidas partidas deverão ser chamados para prestar depoimento, assim como alguns atletas e os treinadores. Os dois jogos foram filmados.

Fonte: Diário do Nordeste

Vem aí a 8º edição da funexpo - Feira Internacional de Produtos, Serviços e Equipamentos para o Setor Funerário e de Cemitérios.
De 4 a 6 de setembro de 2009, no MENDES CONVENTION CENTER, em Santos-SP.
Mais expositores, mais produtos, mais informação, mais integração. Muito mais sucesso!Só falta você. Agende-se.

Visite o hot site da funexpo2009.


Fonte: www.funerarianet.com.br

O Tanatório

Continuando neste cativante tema, que é a Tanatopraxia, gostaríamos de salientar a rápida aceitação desta técnica pelos diretores e agentes funerários, além da própria população. Atualmente a população solicita que o corpo de seu ente querido seja preparado pela técnica de nome difícil. As empresas funerárias que não apresentam este serviço de higienização do corpo após a morte, pararam no tempo, estão sendo superadas e não têm contribuído com o processo diferencial e evolutivo do Setor Funerário.
Podemos hoje, mesmo em fase de consolidação da prática da Tanatopraxia, definir esta técnica como o silêncio da morte que traduz e reflete a vida.
Neste tópico, o assunto abordado diz respeito à sala destinada a prática da Tanatopraxia, a qual recebe o nome de Tanatório.
O primeiro ponto que devemos comentar, e não poderia ser diferente, o máximo de respeito ao ente recém falecido, tratando-o com todos os conhecimentos científicos aprendidos no curso de tanatopraxia.

Tanatório:




Não deve ser um ambiente escondido ou um cubículo da funerária, mas sim um local estrategicamente bem situado na empresa. Apesar de reservado e freqüentado apenas pelos técnicos habilitados à prática da tanatopraxia, o tanatório merece ser o local de destaque da empresa funerária, devendo estar sempre limpo e higienizado.
O acesso ao tanatório deve ser fácil pra os veículos e funcionários da empresa, porém proibido para pessoas estranhas. Nunca pode ser permitido que um amigo ou um familiar do falecido esteja presente durante os procedimentos.
O tanatório deve ser uma sala milimetricamente construída, com projeto de arquitetura próprio para cada funerária, levando em consideração muitos detalhes como:
o tamanho da cidade;
a previsão de crescimento do serviço;
o fluxo de veículos, de macas e de agentes, o espaço disponível para construção e/ou reforma;
a altura e o revestimento do laboratório;
a ventilação, exaustão, iluminação, distribuição de tomadas e pontos de água;
as alturas das bancadas e armários;
o banheiro anexo contendo chuveiro de emergência;
sistema de esgoto destinado à fossa séptica própria, além de outros detalhes e cuidados que garantem a colocação correta dos equipamentos e que venham a facilitar a preparação do corpo e a limpeza do laboratório.
A necessidade de fartura de água corrente no tanatório é fundamental. Recomendamos que este deva possuir reservatório independente das outras instalações da funerária.
O esgoto deve ser lançado, de preferência, em fossa séptica de decantação em carvão ativado. Os resíduos contaminados utilizados na preparação como aventais, luvas, gazes, frascos e roupas eventuais, devem ser descartados em lixo especial e se possível, incinerados.
O tanatório ideal deve ser composto de vários ambientes:

Um laboratório de preparação e higienização;

O tanatório propriamente dito;

Uma sala acoplada para vestir e enfeitar o corpo na urna, após a tanatopraxia;

Um vestiário exclusivo para o tanatopraxista e um banheiro equipado com chuveiro especial.

O piso do tanatório deve ser frio, de cor clara, antiderrapante e de fácil limpeza;

As paredes devem ser revestidas com azulejos brancos bem rejuntados e, no teto deve ser aplicado massa corrida e tinta látex branca.
As pias, balcões e prateleiras, se possível, devem ser em aço inoxidável ou granito. Isso é um importante cuidado que facilita a assepsia do laboratório.
A mesa ideal para a prática da tanatopraxia deve ser em aço inoxidável, assim como os suportes que mantém o corpo suspenso do fundo da mesa, os quais devem ser removíveis para também facilitar a limpeza. O fundo da mesa deve ser discretamente inclinado e ter fluxo contínuo de água no decorrer da preparação de um corpo. A tubulação hidráulica da mesa deve estar embutida na mesma, com registros de segurança e mangueira com esguicho para lavagem do corpo.
Não recomendamos que se faça mesa de alvenaria pois é de difícil limpeza, aumentado o risco de contaminação.
O tanatório deve ser bem arejado, com sistema de renovação de ar e, se possível, conter um aparelho de ar condicionado.
A iluminação precisa ser intensa, semelhante à luz natural, procurando ser direcionada principalmente para a mesa de tanatopraxia.
Após estes rápidos comentários, pode-se notar que esse laboratório tem muitas das características de uma sala de cirurgia e que todos os detalhes devem ser ovservdos para esta atividade possa ser desempenhada corretamente pelo tanatopraxista. Outros aspectos serão aborados em outros tópicos.

Obs. Não pertencemos a nenhuma seita ou partido. Estamos falando sempre a mesma linguagem e transferindo informações cientificamente comprovadas para a correta prática da tanatopraxia. É um árduo trabalho, mas continuaremos aglutinados em torno do mesmo ideal que é a valorização do Setor Funerário.

domingo, 7 de dezembro de 2008

PROTEÇÃO PROFISSIONAL

Qual a vestimenta que deve ser utilizada?
Quais os cuidados pessoais?
Quais os cuidados com o meio ambiente?
O tanatopraxista, como sabemos, é a pessoa responsável pela preparação do corpo com a avançada técnica de Tanatopraxia e para tal deve se vestir adequadamente.

Este procedimento é importante devido aos cuidados pessoais necessários ao se preparar qualquer cadáver.

Devemos ter como regra única que todos os corpos podem ser portadores, ou podem ter sido portadores de doenças infecto-contagiosas e que assim são eventuais veículos de doenças. Mesmo que no atestado de óbito nada conste dessas doenças, sempre devemos nos utilizar dos mais corretos equipamentos de proteção, inclusive no simples fato de avaliar as condições do corpo para a preparação.

Quais são os passos para se vestir corretamente e trabalhar com segurança?
Calçar sempre um par de botas de borracha ao entrar no tanatório e retira-las ao sair. Assim evita-se contaminar outras dependências da empresa ou mesmo fora dela. Esse calçado deve, portanto, estar sempre limpo e guardado no acesso ao laboratório de preparação.

Vestir um avental de plástico, cobrindo toda a frente do corpo até os joelhos e amarrado ao pescoço e nas costas. Esse acessório, serve também pra proteger as roupas pessoais de pequenos acidentes com água ou líquidos conservadores.
Sobre o avental plástico colocar o avental descartável, o qual deve “realmente” ser eliminado após cada preparação. Esse avental, longo até os joelhos, de mangas compridas, preso ao pescoço e nas costas, servirá como o primeiro protetor do corpo.

Colocar máscara cirúrgica sobre o nariz e a boca, capaz de proteger as vias respiratórias e digestivas. Calçar um primeiro par de luvas, com características de luvas grossas capazes de evitar perfurações por agulhas, pinças ou outros elementos cortantes. Também esse material poderá ser aproveitado novamente, dependendo de seu estado após o uso.

Calçar um segundo par de luvas do tipo descartável, conhecidas como luvas de procedimentos, que poderão ser trocadas mais de uma vez em cada serviço, se necessário.

Finalmente, utilizar um par de óculos de proteção que tenha fechamento de todos os lados.

Esses são os acessórios essenciais para o tanatopraxista trabalhar. Para o leigo pode parecer exagerado, mas na verdade são simples e necessários elementos protetores da saúde de quem vive para desempenhar um bom trabalho. Além disso, o tanatopraxista deve tomar muito cuidado ao manusear o material cirúrgico, ser cuidadoso nos movimentos para não ferir os colegas de trabalho e nem a si mesmo.

Não podemos esquecer que toda sobra de material como algodão, gaze, aventais, luvas, máscaras, etc devem ser acondicionadas em sacos plásticos próprios para serem encaminhados a lixos contaminados para o tratamento adequado. O uso correto e constante de equipamento de proteção individual (EPI) só trará tranqüilidade e benefícios à empresa e seus funcionários.

MULHER SÓ PENSA EM DINHEIRO

Um casal está jantando num exclusivíssimo restaurante, quando entra uma loura estonteante e, se aproximando da mesa, dá um beijo no marido e lhe diz:

- Depois a gente se vê, ok?

E vai embora.

A esposa olha para o marido com olhos esbugalhados e diz:

- Tu podes me explicar quem diabos é essa?
- É a minha amante…, responde o marido calmamente.
- Ah, não! Essa é a gota que transbordou o copo! Quero o divórcio já! Vou contratar o melhor advogado e não vou parar até te destruir.
- Te entendo, querida. Diz o esposo com total tranqüilidade.
Mas leva em conta que se nós divorciarmos não haverá mais nada para ti: nem viagens à Cortina, D’Ampezzo, nem cruzeiros pelo Caribe, nem um BMW novo a cada ano na garagem, nem restaurantes exclusivos… e tu vais ter que sair da mansão de 26 cômodos que tanto esfregas na cara das tuas amigas porque eu vou te comprar uma casa bonita, mas muito menor.
Isso sem mencionar que se pensas contratar um advogado tão bom, os honorários vão tecomer a metade do pouco que consigas tirar de mim… porque tu bem sabes que eu não soubobo e advogados “feras” é o que mais tenho nas minhas várias empresas. Mas, enfim, a decisão é tua…

Nesse momento, entra no restaurante um amigo do casal, acompanhado por uma morena deslumbrante.

- Quem é aquela atirada que está com o Sérgio?, pergunta a esposa.
- É a amante dele.
- Ah!!! A nossa é bem mais bonita, né amor?

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Após os aspectos gerais da tanatopraxia abordados no tópico anterior, vamos agora comentar principalmente sobre o tanatopraxista.

O firme propósito de uma empresa funerária em busca do melhor atendimento, com aumento de confiabilidade e rentabilidade, necessita de um quadro dedicado e competente de funcionários. A formação de tanatopraxista está diretamente ligada a existência de alguém na empresa que tenha uma série de qualidades para que o sucesso da implantação desse serviço se concretize o mais rápido possível.

Várias dúvidas surgem quanto ao tanatopraxista:

1- Quais devem ser suas qualidades?
2- Quais suas reais funções?
3- Quais seus cuidados com a contaminação própria e ambiental?
4- Quantos são necessários para uma empresa?
5- O que é preciso para aprender essa técnica? E muitas outras...

Na verdade surge, para o diretor funerário, uma outra dúvida ainda maior e que antecede a todas as citadas anteriormente. O que deve ser feito primeiro? Construir e equipar o tanatório ou aprender a tanatopraxia?

O ideal é, primeiramente construir um tanatório com orientação profissional e, durante o aprendizado no Curso Teórico-prático de Tanatopraxia, oferecido pelo CTAF, se inteirar da necessidade e utilidade de cada equipamento para sua efetiva compra imediata. Dessa forma não ocorrerá perda no investimento estrutural e cultural, além de agilizar o retorno financeiro. Pode-se perceber que na verdade as necessidades estão correlacionadas e suas providências devem ser tomadas quase que ao mesmo tempo.

A seleção da pessoa destinada a se tornar um tanatopraxista é fundamental. A pessoa escolhida deve, preferencialmente, ter conhecimento e habilidade em lidar com a preparação de cadáveres, ter interesse em aprender essa nova e revolucionária técnica, estar motivado para após o aprendizado desenvolver sua nova função, ser organizado, cuidadoso e sentir orgulha da profissão que exerce.

Como também ocorre em outras profissões e em muitas atribuições no próprio setor funerário, o conhecimento pleno do serviço por parte do diretor funerário é importante não só para poder direcionar o exercício da tanatopraxia, como também para dar suporte necessário a execução segura e correta dessa tarefa.

Nem sempre um grau de instrução elevado o mais tempo de serviço servem como bens critérios para a indicação de alguém para ser tanatopraxista. A confiança da diretoria da empresa no seu funcionário juntamente com o conhecimento de sua responsabilidade e vontade em se instruir para poder apresentar bons resultados, são pontos importantes para o sucesso nesse empreendimento.

Essa indicação é o primeiro passo. Entretanto, por menor que seja a empresa ou a cidade onde está estabelecida, apenas um tanatopraxista não será suficiente, pois trata-se de uma função que necessita ao mesmo tempo lidar com o corpo e com produtos adequados a serem adicionados corretamente em equipamentos de precisão. Outro fator surge pouco tempo após a implantação desta técnica, quando o bom serviço feito começa a apresentar resultados e passa praticamente a ser uma rotina na empresa, pois a população acompanhando essa evolução, adere rapidamente. Fiquem, portanto, prevenidos para a feliz e compensadora necessidade de indicar mais alguém que também irá desempenhar essa função.

O tanatopraxista será o técnico responsável pela tanatopraxia feita em um cadáver e isto implica em muita responsabilidade, conhecimento e vários critérios a serem adotados. Um cuidado inicial importante para se propor a fazer esse serviço é, antes de mais nada, saber a causa mortis e fazer pessoalmente a avaliação das condições do corpo para se ter uma estimativa do tempo de execução do serviço e da qualidade do resultado final.

Por outro lado, a tanatopraxia só poderá entrar em andamento se a família já estiver de posse do atestado de óbito e, após conhecimento, assinar documento autorizando esse serviço que nada mais é do que a higienização e preparação do corpo em melhores condições para velório. Essa tarefa de avaliação é, talvez, a mais árdua pois a partir dessa verificação será determinado o procedimento a ser tomado e, se efetuado corretamente, surtirá um bom resultado.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tauá-CE: Consumo de drogas começar a se acentuar

Em Tauá o consumo de drogas também começa a se acentuar. O maior índice é registrado no Bezerra e Sousa, um bairro da periferia. Do ponto de vista do delegado Marcos Sandro Lira, a situação na “Terra do Barro Amarelo” não é tão crítica como noutra cidade onde já atuou, Aracati, impulsionada pelo constante fluxo turístico e festas de época, principalmente o Carnaval. O número de viciados flagrados em Tauá é quase zero. A prisão de traficantes também.
Ainda na região dos Inhamuns, Crateús é apontada pela mídia local como área de risco. O foco do problema está mais centrado na zona rural, no distrito de Montenebo, nos limites com Nova Russas, onde a distância dificulta a intervenção policial. Segundo o delegado Abelardo Correia Lima, a situação é considerada tranqüila no município. Ele ressalta que atende a outras oito cidades da região. A exaustiva jornada prejudica o acompanhamento específico de Crateús.
Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte - CE - Domingo de homicídios deixa Juazeiro manchada de sangue

O domingo foi marcado pelo derramamento de sangue em Juazeiro do Norte com quatro homicídios. O que mais chamou a atenção abriu a jornada violenta, por volta das 10hs46min, no Bairro Santa Tereza, quando um casal foi morto no interior do seu comércio; José Ivanildo Torres Moreira, de 35 anos, e a sua esposa, Francilene Leandro Moreira, de 29 anos, foram mortos por dois homens encapuzados que trafegavam em uma motocicleta. Eles teriam invadido a venda do casal para assassinar um rapaz, por nome de Fabinho, que ali havia entrado para comprar um "dindim" segundo informações passadas no local.

Pesquisar este blog