Translate

domingo, 30 de novembro de 2008

O que é Tanatopraxia?

Laboratório de Tanatopráxia



No que diz respeito à origem grega da palavra, tanatopraxia significa "o que se faz habitualmente diante da morte", isto é, quais as providências que se devem tomar frente ao fato ocorrido. Nos dias de hoje essa denominação representa a prática de uma técnica, já desenvolvida em outros países, utilizando meios modernos para a preparação de corpos humanos, vitimados das mais variadas formas de óbitos. Corresponde a aplicação correta de produtos químicos em corpos falecidos, visando a desinfecção e o retardamento do processo biológico de decomposição, permitindo a apresentação dos mesmos em condições surpreendentemente melhores para o velório.
A Tanatopraxia, realizada em ambiente equipado apropriadamente (Tanatório), é feita por técnicos habilitados e especialmente treinados (tanatopraxista). Tal treinamento é obtido em Cursos básicos e avançados de tanatopraxia, promovidos pelo Centro de Tecnologia em Administração Funerária - CTAF em parceria com a Universidade Estadual Paulista, onde o Departamento de Anatomia do Instituto de Biociências da UNESP/SP coordena e ministra as aulas teóricas e práticas. Esses cursos de Extensão Universitária, com número limitado de vagas, destinam-se diretamente ao treinamento de diretores e agentes funerários, devidamente credenciados e registrados para tal fim.
O importante benefício social com a aplicação desta metodologia pode ser observado entre os tempos em que não se praticava a tanatopraxia e os dias de hoje. Na grande maioria das vezes, pode-se atender às necessidades que o cadáver requer, devido às condições de falecimento e "causa mortis", ou solicitações dos familiares, tais como a preservação por um tempo mais prolongado de velório, em condições ambientais normais, sem a necessidade de um sistema de refrigeração.
Esta metodologia, cujo pioneirismo da implantação no Brasil no início de 1994, juntamente com o Diretor Funerário Lourival Panhozzi, muito nos orgulha, é sem dúvida uma grande revolução no setor funerário o qual passa a prestar serviços de melhor qualidade, se equiparando a países bastante desenvolvidos da América do Norte e da Europa.
Para uma empresa continuar evoluindo e passar a oferecer este importante serviço à população é necessário possuir, além do dinamismo de seus Diretores, quatro itens fundamentais, ao mesmo tempo:

Tanatopraxista - pessoa capacitada a fazer corretamente uma tanatopraxia;
Tanatório - laboratório para executar a técnica;
Equipamentos Adequados - aparelhagem e instrumentos apropriados;
Produtos Químicos específicos - necessários a higienização e conservação.

DEFINITIVAMENTE SEXO NÃO TEM IDADE


A professora aposentada Jane Juska tinha 66 anos e um jejum sexual que durava três décadas quando decidiu publicar um anúncio incomum num jornal de literatura de Nova York: “Antes de completar 67 anos – no próximo mês de março –, eu gostaria de fazer muito sexo com um homem de quem eu goste”. Jane, então divorciada e já com um filho adulto, imaginou que no máximo dois ou três homens dariam retorno. Mas sua caixa postal recebeu 63 respostas. Ela escolheu alguns dos candidatos e marcou encontros para conhecê-los pessoalmente. Fez sexo com quatro deles (um de cada vez). O ato de coragem só não foi maior que, anos depois, contar suas aventuras no livro Uma Mulher de Vida Airada – Memórias de Amor e Sexo depois dos 60 (Editora Rocco), que chega ao Brasil nesta semana.

Jane afirma que antes de publicar o anúncio se perguntava se nunca mais teria um homem – e essa dúvida fez soar um alarme. “A maioria das pessoas de idade, em especial as mulheres, têm medo de correr riscos”, diz. “Preferi agir a esperar que alguma coisa acontecesse”. Antes de publicar o anúncio, ela havia tentado outras formas de despertar o interesse em potenciais parceiros. Freqüentou bares e festas, em vão. Quando percebeu que a idade não era sua aliada numa paquera, desistiu. Ela diz ter acreditado que era melhor o celibato que a humilhação. A ousadia de publicar o anúncio mudou sua vida.

Quando as respostas dos pretendentes começaram a chegar, Jane teve o luxo de poder escolher. Ela separou as cartas, como conta no livro, em montinhos de sim, não e talvez. Escolheu os mais originais e equilibrados – já que sua caixa postal recebeu até mensagens pornográficas e fotografias de nu frontal. Em pouco tempo, ela deixou de lado a educação vitoriana do Meio-Oeste americano, a dor dos fracassos amorosos, os problemas de excesso de peso e da queda pela bebida para seguir até o aeroporto onde esperaria o primeiro candidato. “Foi o momento em que tive mais medo. Quase desmaiei quando vi que ele carregava uma caixa com objetos que faziam barulho. Pensei: ‘São brinquedos sadomasoquistas!’. Depois, descobri que eram garrafas de vinho”, diz.

Depois de Jonah, de 82 anos – o primeiro –, não parou mais com os encontros. Jane não mede palavras para relatá-los. Um dos candidatos, mal se apresentaram, pegou em seu traseiro. Outro pediu que ela apoiasse seus seios na mesa do restaurante – e os apalpou. Houve até quem tenha roubado sua calcinha. Ela também fala de masturbação e gosta de expor seu desejo pelo sexo masculino, fazendo referências ao corpo dos homens, em especial o traseiro. A maioria deles beirava ou passava dos 60 anos. Mas houve Graham, de 32, segundo ela um sósia do galã David Duchovny, de Arquivo X, que depois se tornou um grande amigo. “Eu me diverti muito”, afirma. No meio de tanta diversão, apaixonou-se. Robert, porém, tinha outro relacionamento – além de dores insuportáveis na coluna, o que tornava o sexo mais difícil.

Uma Mulher de Vida Airada não fala só dos encontros sexuais de Jane, mas de sua vida e escolhas. Do relacionamento com os pais à paixão pela literatura, do divórcio às aulas de redação para presidiários, Jane dá o pano de fundo para a maior aventura de sua vida, mostrando que a terceira idade não precisa ser um tempo apenas de renúncias e lembranças. Hoje, aos 75 anos e colhendo os frutos de seu livro, lançado no mundo inteiro, ela diz que continua em atividade. “Já não preciso mais de anúncios”, afirma.



Fonte: Revista Época; Copiado de: http://www.oqueoshomenspensam.blogspot.com/

sábado, 29 de novembro de 2008

Auto-estima


Acho que todos já viram a imagem acima quando o assunto é auto-estima, mas vou fazer uma perguntinha bem simples sobre a imagem, porém pode servir para pensar um pouco no tema: Você sabe o que aconteceu com esse gato? Certamente morreu quando foi brigar com um pitbull, naturalmente só fez tal bobagem por pensar ser um leão.

Concordo que precisamos gostar de nós mesmos e saber valorizar o que temos de bom e saber ver também onde podemos melhorar, contudo um gato não pode se enxergar um leão, pois irá confundir persistência com teimosia, coragem com suicídio...


Postagem retida do Blog Meu Jornal

A LÓGICA DO GATO


Quando vejo um gato se lambendo reflito que a natureza falhou ao produzir um animal que “pensa” estar se limpando e alguns donos que “juram” que ele está limpo. Tudo bem, para não magoar quem gosta de gatos, no mínimo digo julgar uma sandice limpar-se por fora jogando toda a sujeira para dentro. Ou será que por dentro ele é tão limpinho que o ato de se lamber confere ao pêlo um estado de equilibrada assepsia? Olha, em verdade não interessa, pois a lógica felina, analisada por qualquer lado, não faz sentido algum.

Melhor dizendo, por vezes parece fazer, pois afora os referidos donos de felinos, muitos de nós temos comportamento similar ao irmos “aos pés” (nunca gostei dessa expressão), por exemplo. Consumada a obra, tomamos pedaços de papel higiênico e mandamos ver na região vandalizada pelos excrementos. Ato contínuo, como manda a etiqueta, abrimos a torneira, lavamos as mãos, fechamos a bica e pronto: mãos sujas outra vez! Esquecemos do detalhe de haver tocado na mesma torneira que antes nós e muitos outros abrimos com as mãos sujas e saímos dali faceiros, “limpíssimos” e prontos para amassar um pão se necessário. Isso é a mais pura lógica do gato. A solução? Lavar a torneira junto ou fechá-la com o auxílio de um papel toalha às mãos, principalmente se for num banheiro público.

A lógica do gato permeia nossa vida. Em casa, milhares de cuidados com a lavagem dos alimentos. Nos restaurantes da vida, croquete e pastel de churrasco. Alguns não bebem em bico de garrafa ou em borda de latinhas (o que é aconselhável) e, para evitar este contato, usam o canudinho. Os mesmos canudinhos que esperam por horas em cima de um balcão até que alguém remexa em todos, com as mãos sujas, até encontrar um par com suas cores preferidas.

Mas, como tudo na vida, até nas porcarias existe uma lição a ser aprendida. Sabemos que a observação é a mãe do aprendizado e quem o faz primeiro leva vantagem. Para variar, os políticos parecem ter corrido na frente, pelo menos os que nessa atividade estão se dando muito bem.

Alguns dominaram e incorporaram a lógica do gato sujo a tal ponto dela jamais se descuidar. Quando falcatruas vêm à tona, por exemplo, a gataria (ou seriam os gatunos?) começa a se lamber. Unem-se todos, jogando para dentro a sujeira em movimentos coordenados ou, de acordo com a lógica do gato, colocam para fora mais porcaria de modo a diluir sujeira com sujeira, dando uma falsa impressão de limpeza. Mais uma vez, sei lá! O certo é que dá certo.

Por Marcelo Drescher, médico e polêmico articulista.


Fonte: www.tiocoloral.zip.net

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Batalha

Vencer
Hoje não quero discursos longos quero apenas um breve pensamento que me atormenta. Triste não é perder uma luta, mas perder uma luta que somos capazes de ganhar e simplesmente não tentamos ou deixamos pra depois. Isso faz lembrar outra coisa bem elementar, que o passado e o futuro estão fora de nosso alcance e só existe um momento que podemos mudar nossa vida, ou seja, agora.
Postagem retida do Blog Meu Jornal

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Vida nos trilhos

Eu tenho pena dos trens, eles são tão grandes, fortes e sempre seguem o mesmo caminho sem alternativa alguma como se fossem escravos dos trilhos sem ter a minha chance de mudar seu destino. A única coisa que pode fazer é observar as coisas que passam ao redor em nunca poder mudar seu caminho e tentar chegar até elas por mais interessantes que sejam.

Certamente ser um carro deve ser muito mais divertido afinal com tantas ruas, esquinas, avenidas para escolher aonde ir, são infinitas possibilidades. Apesar de não ser tão forte ou grande como um trem, ele tem muito mais liberdade e deve aproveitar muito mais a vida.

Apesar de parecer sem sentido esse texto tem uma finalidade fazer que cada um pare e pense como está conduzindo a própria vida, porque muitas vezes nos acostumamos com a rotina do dia-a-dia e nem notamos que podemos fazer outras coisas ficamos agindo como um trem que apenas olha a paisagem a sua volta e nem sequer tenta chegar até ela. Temos que olhar menos para os trilhos e prestar mais atenção em onde queremos chegar. Afinal enquanto fizer as mesmas coisas terá os mesmos resultados.
Postagem retida do Blog Meu Jornal

LÍQUIDO MAIS CARO NÃO É O DA TINTA DA IMPRESSORA

Há alguns meses recebi um e-mail onde um texto dizia que o líquido mais caro do mundo era o da tinta da impressora, o qual chegava a custar mais de R$ 13 mil o livro. Tal informação voltou a circular semanas atrás e foi publicada em respeitados espaços da imprensa, como na coluna de Emery Costa (jornal O Mossoroensse) e no blog Evânio Araújo, onde ambos citam a fonte da notícia.
Fiquei curioso e então passei a fuçar livros, revistas e a própria internet para saber se realmente não havia um líquido mais caro do que a tinta da impressora.
Depois de uma minuciosa pesquisa verifiquei que tal líquido, na realidade, é “apenas” o 9º mais caro do mundo.
Vamos então à lista:

1º - Veneno da cobra-coral verdadeira (R$ 60 mil o mililitro)
2º - Veneno da aranha-marrom (R$ 47 mil o ml)
3º - Veneno do escorpião amarelo (R$ 29 mil o ml)
4º - Sêmen do touro Kavardi (R$ 11 mil o ml)
5º - Vinho Chateau Laffitte (R$ 304 mil, 750 ml)
6º - Perfume Clive Christian n.º 1 (R$ 4.465, 50 ml)
7º - Sêmen humano (R$ 636 por 10 ml)
8º - Sangue humano (R$ 95 por 10 ml)
9º - Tinta de impressora (R$ 50 por 21 ml).

OBS. A legislação brasileira não permite a venda de sêmen e sangue humanos. Os valores acima são os aplicados nos EUA.

domingo, 23 de novembro de 2008

Nota de falescimneto & Convite sepultamento


O Plano de Assistência Renascença comunica aos parentes, amigos e comunidade em geral o falecimento do Sr. José Severino Alves Pereira, 83 anos, residente na rua Maria do rasário da Conceição, SN; bairro Cachimbo - Parambú-CE, ocorrido em 23/11/2008 ás 05:50hs em sua residência.


O sepultamento realizar-se-á nesta segunda-feira, ás 07:00hs, no cemitério público de Parambú-CE.


Na oportunidade o Plano de Assistência Renascença apresenta votos de pesar a família enlutada.


PLANO DE ASSISTÊNCIA RENASCENÇA, "A PARCERIA CERTA, PARA O MOMENTO CERTO".

Municípios criarão aterros sanitários consorciados

O Ceará deverá ganhar, a partir do próximo ano, 12 aterros sanitários consorciados, que beneficiarão 86 municípios.
Oito desses equipamentos fazem parte do projeto de construção de aterros consorciados, financiado pelo Governo do Estado. Os outros quatro já tem consórcios constituídos por iniciativa dos próprios municípios envolvidos.
Atualmente, só existem oito depósitos de resíduos sólidos em todo o território cearense.
Os aterros consorciados de verba governamental deverão, de acordo com o projeto, ter sede nos municípios de Crato, Limoeiro do Norte, Camocim, São Benedito, Sobral, Tauá, Pacatuba e Jaguaribara.
Os dois últimos aproveitarão a estrutura dos aterros já existentes. Além dessas duas cidades, já existem depósitos de resíduos sólidos em Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Sobral, Horizonte e Itapajé.
Os quatro aterros, cujos consórcios surgiram de iniciativas municipais, ficarão em Viçosa do Ceará, Paracuru, Baturité e Acopiara.

Fonte: www.lindomarrodrigues.blogspot.com

Licença-paternidade de 30 dias é aprovada em Tauá-CE

A Câmara Municipal de Tauá, cidade localizada no sertão cearense, a 337 quilômetros de Fortaleza, aprovou por unanimidade a ampliação da licença-paternidade dos servidores municipais para 30 dias. Para ser posto em prática, o projeto de lei, de autoria do vereador Maurício Abreu (PSDB), ainda precisa ser sancionado pela prefeita Patrícia Aguiar (PMDB).
A licença-paternidade é um direito assegurado, em todo o Brasil, pelo artigo 4º. inciso XIX, da Constituição de 1988. Ela estabelece que o homem pode afastar-se do trabalho, sem prejuízo em seu salário, para auxiliar a mãe de seu filho pelo prazo de cinco dias. Diversos Estados e autarquias adotam, no entanto, períodos diferentes.
Em Tauá, a Lei Orgânica do Município de 2006 já garantia um período de oito dias de licença-paternidade aos servidores municipais. A iniciativa do vereador Abreu em ampliar o direito para 30 dias segue uma reivindicação de alguns setores. No início desta semana, a Rede de Homens pela Eqüidade de Gêneros (RHEG) lançou, na Fundação Carlos Chagas, a campanha "Dá Licença, eu sou pai", com o objetivo de divulgar esse direito - já que é pouco conhecido no País - e lutar pela ampliação de cinco para 30 dias.
Na Câmara e no Senado, existem vários projetos que propõem a ampliação da licença. Um deles é o da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), que amplia o prazo para 15 dias. De acordo com a senadora, os cinco dias não são suficientes para que o pai possa dar uma contribuição mais efetiva à mãe e ao bebê. A proposta foi aprovada, em agosto, no Senado, mas ainda precisa passar pela Câmara e receber a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é contrária à ampliação por achar que vai aumentar os custos das empresas.

Juazeiro do Norte - CE - Mãe grávida de quatro meses e filha de dois anos são sepultadas na tarde de hoje

Foram sepultadas na tarde de hoje (23) no cemitério São João Batista, uma criança e a sua mãe grávida de quatro meses que morreram atropeladas.

O acidente automobilístico acontecido por volta das 13h50min de ontem (22) na rodovia que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Caririaçu. Quando um ônibus da empresa J.J. Alves de placas KPB 3010, inscrição do Rio Grande do Norte, iria ultrapassar uma topic estacionada no leito da rodovia.

A criança, por nome de Sauana Maria de Oliveira, dois anos e onze meses, havia acabado de descer do veículo e correu para atravessar a estrada sem observar a aproximação do coletivo.

Sua mãe, Maria Verônica de Oliveira, 19 anos, que morava na Rua Ana Maria Duarte (Bairro Frei Damião), gritou pela criança em vão e apressou o passo para evitar a tragédia.

Mãe e filha terminaram sendo atingidas pela ponta do pára-choque do ônibus.

Ela tinha ido fazer uma visita a seus dois irmãos que trabalham como catadores de lixo no aterro sanitário situado bem em frente aonde o fato ocorreu.
A pequena Camila, prima de Sauana que estava no local do acidente e assistiu tudo, foi quem prestou socorro col ocando-a nos braços. Bastante abatida Camila conta ao repórter Normando Sóracles como aconteceu.

Informativo

Boa noite, amigos internautas! Após alguns dias sem realizar postagens estou de volta, com a vontade de sempre mantê-los o mais bem informado possível, sobre as notícias hospitalares e policial de Tauá-CE e região.

Pesquisar este blog