Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Risco: Cemitérios ainda têm vasos depositados no Finados

Doze dias depois do feriado de Finados, os vasos de flores envolvidos com sacos plásticos, que antes serviram de homenagens aos mortos, ainda permanecem espalhados pelos cemitérios municipais de Sorocaba. Os recipientes têm potencial para se tornarem criadouros de dengue, principalmente porque a previsão da meteorologia é de chuva para esta semana. A Prefeitura garantiu, logo após o feriado, que as ações de combate à dengue contemplariam os santuários.

Mas neste domingo, apenas os vasos que estavam nos corredores principais haviam sido retirados. Nas laterais e em meio aos túmulos, foi possível ver vários deles espalhados. O funileiro Adilson Camargo Correia, de 46 anos, esteve no domingo no cemitério da Saudade, no Além Linha, e também constatou que no corredor principal não havia mais flores ou vasos remanescentes do Dia de Finados. Porém, ele mesmo observou que não foi preciso andar muito para perceber nas laterais, vasos com plásticos caídos no chão.

"É uma pena, né? O pessoal acha que o dia de visitar os parentes é só no feriado e depois não volta buscar as flores murchas e os vasos. A dengue pode aparecer aqui também", observou ele. Enquanto a reportagem esteve no local, nenhum funcionário foi avistado, mas muitos plásticos foram encontrados amassados em meio os túmulos antigos, de difícil acesso.

Em matéria publicada no dia 4 de novembro último, a Secretaria de Saúde (SES) informou que a Seção de Controle de Zoonoses mantém orientações de combate à dengue para todos os funcionários dos quatro cemitérios municipais de Sorocaba e que as atividades da equipe, como visitação e recolhimento de possíveis criadouros, não exclui os santuários antes, durante ou depois do feriado de reverência aos mortos, principalmente por conta do período chuvoso, esperado para a partir do mês de novembro. A reportagem tentou contato ontem com a Secretaria Municipal de Comunicação para questionar sobre o assunto, mas não conseguiu.
Fonte: FUNERARIANET

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog