Translate

domingo, 14 de setembro de 2008

Chuva muda eleição em cidade do semi-árido

Quase sempre em situação de emergência por conta da seca, o município cearense de Tauá vive uma campanha eleitoral atípica. O motivo não está apenas na até então impensável coligação dos históricos e ferrenhos adversários locais, PMDB e PSDB, mas principalmente pelas chuvas que atingiram o município no início do ano e modificaram a abordagem entre eleitor e candidato.

"Quando a estiagem está complicada, a pidança [sic] é muito forte. O eleitor só pede comida, água, carro-pipa, cisterna, frente de trabalho. Com as chuvas deste ano, o eleitor ficou mais forte, mais independente, e pode cobrar coisas mais estruturantes, como créditos, tratores e açudes mais fortes", afirma Neuma de Souza, 29, diretora do sindicato dos trabalhadores rurais.

As chuvas deste ano, concentradas entre janeiro e maio, foram, em volume d'água, as maiores registradas no município desde 1989. No semi-árido, o período de chuvas é chamado de "inverno". Nos últimos três anos, Tauá foi o município do país que mais vezes teve a situação de emergência decretada por conta da seca. Foram nove decretos reconhecidos pelo governo federal no período.

"Mudou o perfil desse contato [entre eleitor e candidato]. [...] Com a chuva, [as famílias] têm o que comer. Isso não acaba, mas dificulta o aliciamento do eleitor", diz o candidato a prefeito Ronaldo César (PDT).

O outro candidato é o advogado Odilon Aguiar (PMDB), primo do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Domingos Filho, este casado com a atual prefeita do município, Patrícia Aguiar. Odilon tem o apoio do PSDB e do PT, e usa as fotos do presidente Lula e do governador Cid Gomes (PSB) em sua campanha.

Nas rádios, as campanhas quase ignoram o tema da seca, enraizado no dia-a-dia dos moradores locais e amenizado com as chuvas deste ano.

Tauá é o segundo maior município em extensão territorial do Ceará, com 3.940 quilômetros quadrados, equivalente a pouco mais do que o dobro da área da capital paulista.
Os reservatórios locais estão cheios d'água e devem permanecer dois ou três anos nesse nível. Apesar disso, sobram problemas, como a falta de tubulação para distribuir essa água na zona rural e a alta demanda por cisternas.

O lavrador Osvaldo Freitas, 29, por exemplo, caminha 5 km, toda semana, para chegar ao açude mais próximo e pegar água para a família.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pacto Ambiental na Região dos Inhamuns

TAUÁ - O Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, gerado para trabalhar as Políticas Públicas Ambientais no que tange o PROGRAMA SELO MUNICÍPIO VERDE, comemora o excelente desempenho dos municípios que aderiram ao Programa e sem medo, permitiram aos Técnicos do Programa vasculharem suas administrações públicas a confrontarem as ações trabalhadas em prol da Natureza no quesito Meio Ambiente.
O mais importante é o intercâmbio no Setor onde a troca de informações é uma constante e, diga-se de passagem, as Reuniões Ordinárias ou Extraordinária tem-se constituído em grandes eventos onde são realizadas e a cada três mês, uma sede municipal é escolhida em Assembleia Geral, que é o Órgão Soberano do Pacto Ambiental.
Os município signatários do Pacto Ambiental: Arneiroz, Acopiara (A), Catarina (Quem assinou o Pacto foi a juventude da ACOVISCA, do distrito de São Gonçalo), Acopiara (A), Crateús (A), Quiterianópolis, Monsenhor Tabosa, Parambú (A), Novo Oriente (A) e Tauá (A), nesta primeira Etapa que foi trabalhado o quesito GESTÃO estão classificados (A), o que é uma vitória e uma forte resposta da Região dos Inhamuns ao Estado do Ceará.
O êxito desta conquista, devemos em primeiro lugar a sensibilidade dos Gestores Municipais, que entenderam desde o primeiro instante a importância do trabalho ambiental para suas comunas e deram liberdade de ação aos Coordenadores Municipais, que são os "ipcentros" dessa nova ação que se consolida em nosso Estado. O sério trabalho desenvolvido pela Coordenação Estadual do Programa a cargo da Técnica SOCORRO AZEVEDO, que fez do Programa Selo Verde um roteiro para o desenvolvimento sustentável do Ceará caiu em campo com seus técnicos, trabalhando cada município inscrito no Programa.
E cabe a esta Equipe os méritos obtidos porque eles imprimiram respeito ao Programa e deram uma roupagem e cara ao Selo Verde com a marca da competência e do trabalho técnico. É o Estado do Ceará que está de parabéns porque inovou e incorporou novos desafios, o que é digno de todo nosso louvor. Destaca Jorge de Moura, Coordenador do Selo Verde em Tauá e Secretário Executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns.

NOTA: Os município que estão com (A), significa que foram aprovados nesta primeira etapa.

Mais um crime misterioso aconteceu na cidade do Crato-CE

O corpo de um jovem sem nenhuma identificação, aparentando ter 20 anos de idade, foi descoberto na tarde de ontem, próximo ao estádio de futebol Mirandão, em Crato, por pessoas que passavam casualmente no local. Eles imediatamente comunicaram o fato a polícia que mandou uma viatura para colher maiores informações. Segundo Raimundo Feitosa, morador da propriedade onde o cadáver foi localizado, algumas pessoas ouviram ti ros por volta do meio-dia, mas não desconfiaram que alguém poderia ter sido assassinado nas proximidades. O local onde o crime aconteceu é afastado da estrada e também é caminho de quem vem trabalhar no centro do Crato.
Muitos curiosos estiveram no local onde o jovem foi encontrado vestido numa blusa amarela e num short jeans, calçando uma sandália de rabicho, mas ninguém o reconheceu. O perito Raimundo Pequeno examinou o corpo no local que já apresentava rigidez cadavérica e ficou na dúvida se o crime foi à bala ou a pauladas. Liberado para ser levado para o Instituto Médico Legal-IML, o cadáver teve que ser conduzido nos braços dos curiosos que ali estavam, uma vez que o rabecão ficou há mais de um quilometro onde o corpo foi localizado.

Pesquisar este blog